22 de junho de 2010

Brincando com as crianças em dias de férias

Nas férias escolares, vale muito a pena programar brincadeiras e atividades para as crianças. A falta do que fazer em casa pode dar mais trabalho aos pais do que gastar tempo preparando essas atividades. E não precisa ser coisa muito elaborada não: com algumas sucatas, como pet e outras embalagens vazias, cabos de vassoura e outros, é possível criar um clima de festa que deixará as crianças pra lá de ocupadas.

Há uma dica que também é valiosa: quem tem amigas ou parentes que também tem filhos pode combinar um rodízio: cada dia, a garotada fica em uma casa, sob os cuidados de uma das mães. Assim, todas poderão ter uma folga. E, além disso, a garotada brinca melhor na companhia de outras crianças.

Aí vai a dica de uma brincadeira:


BRINCANDO DE TENDA
Essa dica vem do programa Mais Você, da Rede Globo. Qual criança não gosta de pegar os alvos lençóis das mães nos guarda-roupas, e fazer nós nos pés da mesa da copa para montar uma barraca? Para evitar isso, deixe à mão lençóis velhos. Usando cinco cabos de vassoura, dá pra montar uma tenda igual a dos índios, tirando as crianças de debaixo da mesa.

Material:
- Cinco cabos de vassoura ou bambu no tamanho de 1,5m
- Cordão para amarrar os cabos
- Tecidos de cores variadas
- Cola quente
- Tesoura

Pondo a mão na massa...
- Com o cordão, amarre todos os cabos de vassoura
- Coloque-os de pé e deixe-os com uma distância de 7cm entre um cabo e outro
- Corte os tecidos no tamanho de 72cm X 10cm (quanto maior a barraca, maior o tecido)
- Cole os tecidos e coloque-os nos cabos de vassoura
- Com a tesoura, corte o tecido da frente. Ele será a porta da barraca .